Ouça Nossa Rádio 100% Espírita
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Feliz Ano Novo
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Divulgando o Espíritismo no RN.
Aos dirigentes de Casas Espíritas do RN:
Conforme proposta aprovada pelo Conselho Federativo Estadual da FERN, em sua última reunião na cidade de Pau dos Ferros (04 de outubro), a Federação Espírita do RN está convidando os prezados irmãos das casas espíritas potiguares para o II ENCONTRO ESTADUAL DE DIRIGENTES ESPÍRITAS DO RIO GRANDE DO NORTE- II EDERN, a realizar-se no próximo dia 20 de dezembro, das 08:00 às 12:00 horas, na sede da FERN, à Avenida Rodrigues Alves, 779- Tirol.
O EDERN destina-se especialmente aos confrades que atuam na presidência, vice-presidência, secretaria, tesouraria e conselho fiscal das instituições espíritas. Considerando as atuais exigências da legislação do país, estamos iniciando com este encontro, na forma de oficina, um programa de Capacitação Administrativa para Dirigentes Espíritas que se desdobrará durante o próximo ano.
O EDERN contará com a presença do Dr. Francisco Ferraz Batista, presidente da Federação Espírita do Paraná, uma das maiores e bem estruturadas federativas do Brasil. Ele realizará uma oficina com o tema O CENTRO ESPÍRITA FACE A ATUAL LEGISLAÇÃO – DEVERES E CUIDADOS.
Cada instituição terá disponível 04 vagas e a ficha de inscrição segue em anexo. Poderá ainda a instituição informar os nomes dos participantes pelo fone 32118518.
Este encontro será bastante produtivo não só para as instituições espíritas regularizadas perante a legislação do país, mas de grande importância também para as casas que funcionam informalmente, muitas vezes sem a devida percepção dos riscos a que estão sujeitas.
Com certeza, esses serão momentos que muito contribuirão com o fortalecimento de nossas instituições diante das atuais exigências que enfrentamos.
Fraternalmente,
Sandra Borba Pereira - Presidente
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Divulgando o Espiritismo no RN.
O JANTAR COM JESUS proporciona aos nossos irmãos menos afortunados, do ponto de vista sócio-econômico, uma noite de satisfação e alegrias, pois são recebidos em ambiente festivo pelos voluntários do Armazém da Caridade, na oportunidade são servidos à mesa em lugares previamente reservados e, após o jantar, recebem roupas, utensílios domésticos e cestas básicas.
A concentração será no pátio da Transportadora Guanambi na Av. Cap. Mor Gouveia, 125-A, gentilmente cedido para a realização do evento.
As pessoas que queiram participar como voluntárias nesta atividade poderão obter mais informações com:
Fonte: Boletim FERN
Apoios: Centro Espírita Nova Vida - CENV-APODI e Blog MERN - O Blog do Movimento Espírita do RN
domingo, 30 de novembro de 2008
Divulgando o Espiritismo no RN.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Reunião Ordinária da ADE-RN
CONVOCAÇÃO PARA A REUNIÃO DA ADE/RN -
ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DO RN
Data: 28.11.2008 - próxima sexta-feira
Local: Av. Lima e Silva, 1340 - Dix-Sept Rosado
(Núcleo Espírita Nosso Lar)
Hora: 19:30 horas
Maiores Informações:
Cleber Costa: 9986-1039
Nertan Jucá: 8883-6727
Participe da ADE/RN.
Seja nosso convidado!
Fonte: Blog MERN
http://movimentoespiritadorn.blogspot.com/
Centro Espírita Nova Vida - CENV-APODI
A reunião e entrega de dos alimentos foi dirigida pelas evangelizadoras Célia e Nicelia Pinto, tendo como auxiliar Paulo Mavignier. Na reunião compareceram o total de 51 pais e mães.
Entrega de alimentos
Reunião de Pais e Evangelizandos
Distribuição de Arroz Vermelho
sábado, 8 de novembro de 2008
Escola de evangelização Espírita - Caminhando com Jesus.
Evangelizadora: Célia M. Pinto.
Evangelizadora: Nicélia F. Pinto.
Escola de evangelização Espírita - Caminhando com Jesus.
Logo ao término da reunião é feita um lanche e distribuição de alimentos variados, patrocinados por programas federais, cooperativas e o fórum da nossa cidade.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Distribuição quinzenal de sopa fraterna no CENV-APODI.
A distribuição da sopa fraterna é feita quinzenalmente e atende a 201 família, cerca de 800 pessoas sendo dividida em 2 turmas de 100 famílias por turma.
Sempre antes da distribuição do alimento material é feita um alimento espiritual através do evangelho segundo o espiritismo, ventilado por Sonia Maria Tenório e Paulo Mavignier F. Pinto, onde na oportunidade as 201 família da casa espírita nova vida vai aos poucos sendo alimentado com a palavra do cristo através do evangelho.
A distribuição da sopa é acompanhada por outros alimentos como poupa de frutas, arroz, queijo, bebida láctea e etc. A diretoria do CENVAPODI com o propósito de organização propôs as 201 famílias que seria entregue os alimentos extra sopa aquelas famílias que tem filhos na escola de evangelização infanto-juvenil que hoje graças a Deus chega a 60 crianças e pré-adolescentes.
Distribuição quinzenal de sopa fraterna no CENVAPODI.
bandeira de luz no topo do mundo em que moramos, por misericórdia de Deus, com a inscrição
já bem conhecida "DEUS, CRISTO E CARIDADE". Deus está no centro de todos
nós, esperando, como Pai, os nossos apelos nascidos da vontade. Cristo pega em nossas
mãos para nos mostrar os caminhos abertos pela caridade. O Céu está mais próximo de nós
do que pensamos: reside dentro de nós. Basta abrirmos os olhos e buscá-lo. E, para tanto,
devemos, como médicos de nós mesmos, executar as cirurgias indispensáveis em todas as
áreas das nossas condutas, dominar os nossos impulsos inferiores e discipliná-los, transformando-os em instrumentos de trabalho e de paz, para que surja o amor no centro dos sentimentos e, junto a ele, a tranqüilidade imperturbável em todos os caminhos que deveremos
trilhar. Quem conhece a si mesmo, já não tem tempo de criticar ninguém.
***
Pense Nisso Com Carinho, Criança de Deus.
Do Livro Cirurgia Moral
João Nunes Maia
Pelo Espírito Lancellin
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Resumo da VI SEMANA ESPÍRITA DE APODI
Paulo Mavignier e Nertan Jucá
***
PARABÉNS "NOVA VIDA"
***
Hoje, amigos da Causa Espírita, estamos comemorando o 16° aniversário da nossa casa espírita de Apodi. Na oportunidade foi feita uma palestra com o tema NUNCA DIGA ADEUS, com Sergio Sales, finalizando a nossa VI SEMANA ESPÍRITA DE APODI.
Durante toda a semana as palestras sobre família foram nos repassadas para que pudéssemos apertar mais os laços familiares, onde palestrantes importantes nos presentearam ao esclarecerem os subtemas a cerca da família.
Nertan Jucá nos deu a honra de abrir a nossa VI Semana Espírita, nos deixando muito felizes pela brilhante explanação. Nas noites seguintes a festa da família espírita de Apodi não parou, pois passaram amigos da seara espírita dando continuidade a essa festa: Rosineide Soares, Bernadete Holanda, Sandra Maria Borba, Laelder Rodrigues de Souza e Sérgio Sales, nos ensinaram muito a APERTAR mais os laços familiares, ventilando-nos que sempre poderemos ser felizes em família.
O Centro Espírita Nova Vida de Apodi, vem, através deste blog de divulgadores espíritas, agradecer a todos os presentes que vocês deixaram em nossos corações. Durante toda a semana espírita os apertos de mãos, os sorrisos floridos na face, o trabalho bem feito, a dica oportuna, a emoção sentida, o abraço quente, a lágrima emocionada, tudo isso fez com que a família espírita de Apodi APERTASSE MAIS O LAÇO. Queríamos agradecer a Deus por ter enviado vocês para unir mais a família Apodiense.
***
Paz e Saúde, Crianças de Deus.
***
Paulo Mavignier F. Pinto (Vice Presidente - CENVAPODI)
VI SEMANA ESPÍRITA DE APODI
- Noite de Abertura
- E no abrir das cortinas da grande festa da Família Espírita Apodiense, a VI Semana Espírita de Apodi, que este ano tem como tema central: “Família, aperte esse laço”, contou com a prestigiosa família da nossa seara. Acompanhado da sua esposa Thelma e do seu sogro Arlindo Araújo, o querido irmão Nertan Jucá falou sobre o tema “Vícios na Sociedade Moderna”, destacando a importância da família na formação psicológica do homem, a importância da reforma íntima e os fundamentos imperecíveis do Evangelho para a vitória do tentame.
- Após a palestra e lanche confraternativo, “pra variar” e alegria de todos nós, o irmão Arlindo reuniu-se com os trabalhadores da Casa para deixar sua marca no Movimento Espírita que é a da formação e união da grande família espírita que constituímos todos nós, destacando, contudo, no conjunto da fala, a referência do Mestre para o reconhecimento de seus seguidores, por muito se amarem, encorajando a todos para a caminhada bendita.
- Francisco José Fonteles (Dr. Chico)
VI SEMANA ESPÍRITA DE APODI - RN
CENTRO ESPIRITA "NOVA VIDA"
Programação Para a Semana Espírita – 2008
Período de 20/10/2008 a 25/10/2008.
Tema: Família, Aperte Esse Laço.
Sub-temas para a semana.
Segunda Feira: Vícios Na Sociedade Moderna.
Palestrante: Nertan Jucá
Inicio: 19:30 hs
Terça Feira: Oração e Renovação Com o Evangelho no Lar.
Palestrante: Rosineide soares.
Inicio: 19:30 hs
Quarta Feira: Relacionamentos Entre Pais e Filhos.
Palestrante: Bernadete Holanda.
Inicio: 19:30 hs
Quinta Feira: Reencarnação na Família.
Palestrante: Sandra Maria Borba
Inicio: 20:00 hs
Sexta Feira: Importância da Família Para uma Sociedade Mais. Feliz.
Palestrante: Laelder Rodrigues de Souza.
Inicio: 19:30 hs
Sábado: Nunca Diga Adeus...
Palestrante: Sérgio Sales.
Inicio: 19:30 hs
VI SEMANA ESPÍRITA DE APDOI
O relacionamento pais e filhos deve ser fundamentado no amor e no diálogo. Estes recursos são indispensáveis ao entendimento, à paz e à harmonia dos membros da família.
Outros recursos são importantes, mas estes não podem faltar nunca sob pena do relacionamento se degenerar em desentendimento.
É indispensável que pais e filhos cultivem o amor. Com ele no coração, as pessoas se tornam mais compreensivas, pacientes e indulgentes para com as imperfeições e faltas dos outros.
O diálogo deve ser uma prática constante em família. A rigor, deve começar antes da reencarnação dos filhos, quando os espíritos que virão na condição de filhos se aproximam dos futuros pais. Deve continuar durante a infância, quando os pais, esforçando-se para descer ao nível das crianças, fala sua linguagem e se fazem compreendidos.
Na adolescência, o diálogo tem importância capital, não podendo ser negligenciado de maneira alguma.
Nesta fase, é necessário agir com muito tato e tolerância, porque os adolescentes costumam ser mais sensíveis e emocionalmente instáveis e inseguros. E os adultos têm mais condições de compreendê-los.
Após a adolescência, é ideal que o tratamento, que era de pais para filhos adolescentes, passe a ser de adultos para adultos, porquanto os jovens já sabem discernir bem o certo do errado e já têm condições de escolher o seu caminho, embora não devam dispensar as orientações e experiência dos pais.
A liberdade é um dos direitos da criatura e deve ser proporcional à maturidade e responsabilidade de cada uma. É ideal que a liberdade seja concedida aos filhos de acordo com a responsabilidade. Mais do que uma concessão, deve ser uma conquista dos filhos que, para isto, devem procurar agir com muita responsabilidade. Quanto mais maduros e responsáveis, mais liberdade conquistam.
Umberto Ferreira