Ouça Nossa Rádio 100% Espírita

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Palestra no centro espírita nova vida.



    Várias são as potências da alma que podemos nominar como a vontade, a consciência, o livre-arbítrio, o pensamento, a disciplina do pensamento, a dor, entre outras de foro íntimo, interno, responsáveis pelo nosso desenvolvimento ilimitado.

    Todas essas forças, energias ocultas em nós, latejam nas profundezas misteriosas da Alma.

    O “Reino dos céus está dentro de vós” disse o Cristo. O mesmo pensamento, de outra maneira expressado pelos Vedas, diz: “Tu trazes em ti um amigo sublime que não conheces”, assim como na sabedoria persa vamos encontrar um pensamento de Suffis Ferdousis: “ Vós viveis no meio de armazéns cheios de riquezas e morreis de fome à porta”. E o que abstraímos desses grandes ensinamentos é que na vida íntima está todo o manancial das felicidades futuras e estas não se acham em lugares determinados no espaço; tampouco as encontraremos no mundo, no exterior.


      Leon Denis, majestosamente nos ensina que: “Há em toda alma humana dois centros, ou melhor, duas esferas de ação e expressão. Uma delas, circunscrita à outra, manifesta a personalidade, o “eu”, com suas paixões, suas fraquezas, sua mobilidade, sua insuficiência. Enquanto ela for a reguladora de nosso proceder, temos a vida inferior semeada de provações e males. A outra, interna, profunda, imutável, é, ao mesmo tempo, a sede da consciência, a fonte da vida espiritual.”

   E o que podemos fazer para conectarmos essa esfera interior, já que nela residem todas as esperanças, a paz, a serenidade e a tão almejada felicidade que escorrega, fugidia, pelos nossos dias de incerteza, de desalento, de ilusões?

  Arriscando buscar a resposta, vamos ao encontro da vontade, a maior de todas as potências da alma, que age como um imã, nos atraindo para os recursos vitais, obedientes à lei de evolução.

   O princípio superior, a força motora da existência é a vontade. Por ela, sua ação atinge tanto a ordem visível, material, quanto a ordem invisível, pois essa  força está intimamente atrelada à Vontade Divina que é, por sua vez, o motor da Vida Universal.

Essas e outras informações serão debatidas nessa palestra. Venha e traga sua família, entrada franca. 

Nenhum comentário: