Ouça Nossa Rádio 100% Espírita

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Palestra no Centro Espírita Nova Vida.




Na atualidade, há um grupo considerável de pessoas que ainda não descobriu o verdadeiro sentido da vida e, por consequência, vive por viver, sem qualquer meta moral, uns buscando incessantemente o prazer e o gozo, enquanto outros derrapam no conflito do vazio existencial, que procuram anestesiar com o uso de substâncias entorpecentes, quando não buscam o suicídio direto.

Com o objetivo de nos esclarecer sobre essa questão, o eminente codificador, Allan Kardec, indaga aos Espíritos superiores acerca do objetivo da encarnação e esses respondem que Deus a impõe com a finalidade de fazer a criatura humana chegar à perfeição (questão 132 de O livro dos Espíritos).

Dessa forma, passamos a entender que a vida no corpo tem um caráter educativo, visando o progresso intelecto-moral, mas como avaliar se temos efetivamente realizado esse crescimento espiritual?

Allan Kardec, revelando sua pedagogia incomparável, explora esse ponto ao perguntar, na questão 918 de O livro dos Espíritos, sobre os sinais pelos quais se pode aquilatar o progresso real.

Os nobres guias da Humanidade ensinam que o Espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corpórea compõem a prática da lei de Deus e quando compreende, por antecipação, a vida espiritual.

A segunda parte da resposta refere-se ao progresso intelectual, que é mais fácil de ser concretizado, porquanto basta a leitura para que o aprendizado se faça quase que instantaneamente. As obras espíritas facilitam essa compreensão da vida espiritual, a nos induzir à prática da primeira parte da resposta, que diz respeito ao progresso moral.

Essas e outras informações serão debatidas nesta palestra. Venha e traga toda a sua família. 

Nenhum comentário: