Ouça Nossa Rádio 100% Espírita

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Evangelho no lar. Como proceder.



Mas como fazer o Evangelho no Lar?

Primeiramente devemos procurar escolher um dia e hora da semana onde todos ou a maioria possa participar e, a partir daí, todos devem ter o compromisso de estarem presentes no momento combinado. O tempo para realização pode variar, mas 20 a 30 minutos são suficientes para a boa realização do mesmo. No caso do telefone tocar alguém poderá atender e dizer que após o Evangelho tornamos a ligar, caso chegue uma visita, convidaremos o visitante a participar. O importante é manter a disciplina, salvo alguma emergência realmente séria.

A reunião se processará da seguinte forma:

Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea. 

Em seguida a leitura de um livro de mensagens apropriadas.

Proceder à leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus e aplicação na vida diária (No Evangelho Segundo O Espiritismo encontramos todos os ensinamentos morais necessários às nossas mudanças de atitudes).

Fazer comentários ao tema lido.

Prece de encerramento: as mesmas recomendações feitas para a prece inicial. Durante a prece emitir vibrações pelo lar onde é realizada a reunião, pelos presentes, familiares, amigos e necessitados, no sentido de harmonia, paz, tranquilidade e equilíbrio.

Observações:

A escolha do local, na casa, deve atender exclusivamente à conveniência do grupo familiar.

Escolher o dia da semana e o horário mais adequado a todos os participantes.

O Livro Evangelho Segundo o Espiritismo deve ser lido e estudado, abrindo-o de forma espontânea e lendo na pagina que foi aberta naquele momento. 

Lembremo-nos de que a Reunião Evangelho no Lar visa possibilitar-nos maiores conquistas morais e espirituais, conseguiremos mais facilmente nossa reforma íntima, através do estudo do EVANGELHO, o que facilita expurgar de nós as crendices e as superstições que ainda nos acompanham e que tanto nos tem prejudicado.

A Reunião para o Evangelho no Lar deve revestir-se da maior simplicidade, sem uso de qualquer forma exterior, o que daria um cunho de liturgia e de ritual, incompatíveis com o ensino de Jesus e da Doutrina Espírita.

Observações:

Uma vez escolhido o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar, deverá ser respeitado. Assiduidade e pontualidade são importantes para o compromisso com o Plano Espiritual. Nossos Amigos de Luz que nos visitarão no momento da reunião para o Evangelho no Lar têm seus compromissos, por isto a importância do horário e dia marcados.

Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião); em caso de viagem marcada, no momento da reunião avisar aos Espíritos amigos da suspensão e, caso haja a possibilidade, efetuar uma prece no dia/hora programado onde estiver.

A reunião não deve ser transformada em sessão mediúnica.

Tomar todo o cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos. O momento é de reflexão.

Sugestões:

Pode-se colocar água para ser fluidificada pelos Espíritos presentes, no transcorrer da reunião.

Música suave pode contribuir para melhor harmonizar o ambiente, auxiliando as vibrações e preces.

Quando houver crianças, é recomendável que escolham livros apropriados como “Jesus no Lar”, “Alvorada Cristã”, “O Evangelho da Meninada”…

Podem ser feitas leituras alternativas (livros, jornais e revistas, espíritas) que ofereçam conteúdo adequado à reflexão, conforme os objetivos do Evangelho no Lar.

Para maiores informações, entrar em contato com o Centro Espírita Nova Vida.

Nenhum comentário: